quinta, 15 de outubro de 2020 - 20:48h
SIMS e CEAS executam projeto de assessoramento remoto à gestão municipal para o Censo SUAS 2020
O encontro foi dividido em duas etapas, nos dias 14 e 15 de outubro, através de videoconferência.
Por: Jamaile Gurjão
Foto: Jamaile Gurjão
Assessoramento remoto SIMS e CEAS

Diante das limitações impostas pela pandemia da covid-19, as práticas de trabalho tiveram de ser repensadas em diversos âmbitos. Na assistência social no Amapá, articulações entre a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), tiveram como resultado um projeto de assessoramento à gestão municipal, para oferecer apoio técnico remoto para o preenchimento dos questionários do Censo SUAS 2020.

O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social, realizado anualmente pelo Ministério da Cidadania, desde 2007. É a coleta de informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera de ação do Sistema Único da Assistência Social. A análise desses dados permite formar um retrato do SUAS em todo o território nacional, visando aprimorar o desenvolvimento da gestão e do controle de todo o Sistema Único, sendo assim de grande importância que os municípios preencham corretamente os questionários.

Desta forma, o assessoramento busca orientar e dirimir as dúvidas dos gestores, técnicos e conselheiros de assistência social dos 16 municípios do Estado quanto ao preenchimento do Censo. O encontro foi dividido em duas etapas, nos dias 14 e 15 de outubro, através de aplicativo de videoconferência.

Na primeira etapa, o foco esteve nas orientações para o preenchimento do questionário dedicado aos conselhos de assistência social, com cerca de 90 questões comentadas, divididas em blocos temáticos que abordam aspectos diversos destas entidades, como regulação, infraestrutura, orçamento, dinâmica de funcionamento, rede socioassistencial, composição, entre outros.

Já no dia 15, a segunda etapa do assessoramento apresentou os questionários de Gestão e Fundo municipal de assistência social, com questões sobre a atuação dos municípios durante a pandemia da covid-19, quais ações foram executadas para atender a população, principais dificuldades enfrentadas devido a pandemia, entre outros tópicos, bem como questões referentes aos recursos recebidos pelos municípios no exercício 2019.

A equipe técnica da SIMS forneceu ainda orientações sobre o acesso ao sistema de preenchimento dos questionários do Censo SUAS 2020, como login e senha, prazos e esclarecimento de dúvidas e informações que ajudam a subsidiar o preenchimento correto das informações pelos municípios. A previsão de abertura do sistema é de 19 de outubro a 04 de dezembro, e poderá ser acessado atravé do link a seguir: Censo Cidadania

IMAGENS RELACIONADAS
  • Assessoramento remoto SIMS e CEAS