terça, 29 de novembro de 2022 - 19:00h
SIMS e CEDPI/AP fortalecem garantia de direitos da pessoa idosa em capacitação no Museu Sacaca.
Evento promoveu palestras, oficinas e troca de experiências visando o aprimoramento das políticas públicas destinadas a este segmento da sociedade.
Por: Jamaile Gurjão
Foto: Jamaile Gurjão
Evento reuniu representantes dos 16 municípios do Amapá.

No dia 29 de novembro, a “1ª capacitação para gestores, conselheiros estaduais e municipais acerca da operacionalização do Fundo de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa - FDDPI/AP” reuniu representantes dos 16 municípios do Amapá com o objetivo de orientar gestores sobre os procedimentos de regularização e preparação dos fundos, tornando-os aptos a receberem as doações para o fortalecimento do Conselho do Idoso em todo o Amapá e fomento das ações e políticas direcionadas à população idosa do Estado.

“Em 2021 conseguimos regularizar o Fundo do Idoso estadual para que em 2022 fosse possível captar recursos através das doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, deduzidas do Imposto de Renda. Por isso este momento da capacitação é impar, para orientar os municípios para a correta gestão do Fundo”, avaliou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa - CEDPI/AP, Aparecida Machado.

De acordo com o Decreto Nº 1716, de 14 de maio de 2021, o FDDPI/AP é instrumento de natureza contábil, que tem por finalidade subsidiar financeiramente o funcionamento do CEDPI/AP e os programas, projetos, serviços e ações das Entidades e Instituições juridicamente organizadas.

Para Cristina Nunes, analista de planejamento e orçamento da SIMS e palestrante do evento “as organizações da sociedade civil saem fortalecidas desta capacitação ao enfatizarmos a importância da participação popular no desenvolvimento de políticas públicas destinadas a pessoa idosa”.

O evento, realizado pela SIMS e CEDPI/AP, contou com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI/PR por meio de palestras e oficinas ministradas pela presidente do órgão, Adriana Oliveira e o vice-presidente Jorge Neves.

“Entendo que este momento no Amapá é fundamental. Estamos fortalecendo vínculos bem como a política da pessoa idosa. Nosso objetivo enquanto órgão gestor é ter um Estado e um Brasil para todas as idades, e para isso precisamos colaborar e somar esforços. É este olhar atento e humanizado para um processo de envelhecimento que atinge a todos nós que nos move a compartilhar nossas experiências em diversos lugares, assim como levamos a experiência daqui, é uma troca”, ressaltou Adriana.

“Os conselhos estaduais e municipais são os espaços para dizer ao poder público quais são as demandas que nós temos para este Brasil que envelhece em escala cada vez maior. Por isso, precisamos pensar políticas públicas a partir do olhar do usuário do serviço”, finaliza Jorge.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Aparecida Machado, presidente do CEDPI/AP.
  • Cristina Nunes, analista de planejamento e orçamento da SIMS e palestrante do evento.
  • Adriana Oliveira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI/PR.
  • Jorge Neves, vice-presidente  Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI/PR.
  • Equipe CEDPI/AP no acolhimento dos participantes.
  • .
  • Evento teve espaço para esclarecimento de dúvidas dos participantes.
  • .
  • Jorge Neves e Cristiana Oliveira, representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná – CEDI/PR.
  • .
  • Apresentação cultural com grupo de idosos do Projeto Minha Gente.