quarta, 23 de novembro de 2022 - 13:41h
Acolhimento institucional é tema de encontro promovido pela SIMS
Práticas de cuidado e atenção integral aos acolhidos foram destaque em palestras do evento.
Por: Jamaile Gurjão
Foto: Jamaile Gurjão
Evento contou com palestras e dinâmicas voltadas à proteção de direitos.

A SIMS realizou na última terça, 22 de novembro, o I Encontro de Apoio Técnico do Serviço de Acolhimento Institucional. O evento aconteceu na Faculdade Estácio e foi idealizado pelo Núcleo de Proteção Especial (NPE) da secretaria com o objetivo de ofertar capacitação a profissionais que atuam em nove equipamentos voltados para o acolhimento de pessoas com vínculos rompidos ou se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Cerca de 50 técnicos dos municípios de Macapá, Laranjal do Jari e Santana participaram do encontro, que promoveu palestras e dinâmicas com temáticas voltadas à proteção de direitos de diversos segmentos atendidos pelos serviços da Assistência Social, como crianças e adolescentes, mulheres e seus dependentes em situação de risco ou violência, pessoas idosas, entre outros.

“Nosso intuito é oferecer o suporte aos profissionais da Assistência visando o usuário dos serviços, para que este sempre seja atendido de acordo com os parâmetros técnicos e normativos, ou seja, de acordo com a política de garantia de direitos”, afirmou a técnica de referência do serviço de acolhimento institucional, psicóloga Juliana Nogueira.

“Neste evento conseguimos trocar experiências e nos atualizar, de forma a melhorar nossos serviços nas instituições, como é o caso do Fátima Diniz, fazendo com que as mulheres que acessam este equipamento tenham um acolhimento adequado para romper com o ciclo de violência a que estão submetidas”, destacou a pedagoga e representante do Abrigo Fátima Diniz, Leide Silva.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Leide Silva, representante do Abrigo Fátima Diniz..
  • Encontro ocorreu nos turnos da manhã e tarde na Faculdade Estácio.
  • .
  • .
  • Equipe de técnicas do Núcleo de Proteção Especial da SIMS.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SIMS - Secretaria de Inclusão e Mobilização Social
Rua. Rio Vila Nova, Número 7 - Central, Macapá - AP, 68900-092.
(96) 32103-404
sims@sims.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá