quinta, 28 de fevereiro de 2019 - 12:34h
Rede Abraça-Me participa de ações de prevenção e enfrentamento a violência durante o Carnaval
Assistencia Social compõe Rede que atua no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Por: Jamaile Gurjão

A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) estará presente neste Carnaval em ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As iniciativas são resultado de uma série de reuniões promovidas pela Rede Abraça, da qual a SIMS é componente, visando a prevenção e enfrentamento deste tipo de violência.

Além de ações preventivas, a Rede busca agilizar e melhorar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no município de Macapá, através da articulação e melhoria de serviços, utilizando o fluxograma de atendimento.

O fluxograma é uma importante ferramenta que se configura em uma sequência de procedimentos inter-relacionados com o objetivo de orientar o atendimento à vítima e torna-lo mais ágil e eficiente, de forma a criar uma rotina que identifique de forma clara as unidades de referência responsáveis por cada tarefa. Instituições de diversas áreas que compõe a Rede Abraça-me executam o fluxograma, como Saúde, Assistência Social, Segurança, Justiça e Defesa de Direitos, Educação, Turismo, Controle Social, entre outras.

Já nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 18h, a SIMS participa da Blitz da Folia na orla do Santa Inês, em frente à Praça do Skate. A ação é uma iniciativa integrada entre o Departamento Estadual de Transito (Detran), Batalhão de Policiamento de Transito (BPTran), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e SIMS.

A Secretaria estará presente com uma equipe de técnicas e assistentes sociais que compõe a Rede Abraça-Me, promovendo a adesivagem de carros com o material da campanha de Carnaval contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na sexta-feira, 01 de março, a partir das 9h no prédio da SIMS, será realizada uma ação de sensibilização voltada aos servidores da própria Secretaria, que serão convidados a participar e aderir à adesivagem de seus veículos.

A terceira ação acontecerá na terça-feira gorda de Carnaval, 5 de março, durante o percurso do Bloco de Sujos A Banda. A concentração será ao lado do Teatro das Bacabeiras, a partir das 14h. A equipe de técnicos fará a distribuição de materiais informativos e ficará disponível para fornecer orientações sobre a atuação da Rede Abraça-Me e os procedimentos de atendimento a vítimas de abuso ou exploração.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SIMS - Secretaria de Inclusão e Mobilização Social
Rua. Rio Vila Nova, Número 7 - Central, Macapá - AP, 68900-092.
(96) 32103-404
sims@sims.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá