quarta, 13 de fevereiro de 2019 - 15:32h
Começa o cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil
Interessados tem até 28 de fevereiro para comparecer aos pontos de atendimento em Macapá; benefício é para estudantes da capital, Santana e Mazagão.
Por: Jamaile Gurjão
Foto: Jamaile Gurjão
Josilene Picanço, mãe de Thiago, 20 anos, não perdeu tempo e foi logo no primeiro dia cadastrar o filho que é deficiente auditivo

Nesta segunda-feira, 11, teve início o processo de cadastro e recadastro de beneficiários do Programa Passe Livre Estudantil (PLE). O programa foi criado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) através da Lei estadual nº 2.256 de dezembro de 2017, e visa ampliar o benefício de gratuidade no transporte coletivo, sendo destinado a estudantes da rede estadual, universitários e estudantes da rede municipal e federal de Macapá, Santana e Mazagão.

Atualmente, há cerca de 4 mil beneficiários ativos nos três municípios. Estudantes e universitários interessados em obter o benefício e que atendem aos critérios do Programa, devem comparecer aos pontos de atendimento munidos da documentação exigida até o dia 28 de fevereiro.

Este ano, os atendimentos estão sendo realizados de segunda à sexta nas escolas estaduais Professor Gabriel de Almeida Café, Colégio Amapaense e na unidade do Super Fácil Zona Oeste, no bairro Cabralzinho, das 8h às 18h.

Podem solicitar a inclusão no PLE bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que comprovem baixa renda. Os beneficiários têm direito a 58 passagens mensais na carteira de estudante fornecida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap).

Documentação

No momento do cadastro ou recadastro, os interessados devem apresentar obrigatoriamente a declaração escolar atualizada e ficha individual da instituição regular de ensino; Carteira de Identidade e CPF do aluno e do responsável; Carteira de Trabalho do responsável (caso seja menor de 18 anos de idade); carteira de Passe Escolar e comprovante de recadastramento 2019 do Setap; comprovante de residência  atualizado; folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e comprovante de renda do estudante e/ou responsável.

Atendimentos

Elaniele Martins, 16 anos, estudante da Escola Profº Gabriel de Almeida Café, foi à instituição fazer o recadastro no Passe Livre. A jovem considera que o acesso ao Programa traz vantagens para sua vida estudantil.

“Meu deslocamento semanal do bairro dos Congós, onde moro, até o Centro é facilitado com a utilização das passagens”, confirmou Elaniele.

Quem também se adiantou e buscou atendimento logo pela manhã foi Thiago Picanço, 20 anos, estudante da Escola Estadual Profª Esther da Silva Virgolino. Thiago é deficiente auditivo e compareceu acompanhado da mãe Josilene Picanço para realizar o cadastro pela primeira vez. Para o estudante, que é morador do bairro Brasil Novo, na zona norte de Macapá, receber o benefício do Passe Livre é uma chance de diminuir os custos com transporte na renda da minha família.

Poucos estudantes compareceram aos locais de atendimento para fazer o cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil no primeiro dia. Por isso, a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), responsável pela execução do PLE, reforça o chamado aos beneficiários. A estimativa é que sejam realizados 100 atendimentos pela manhã e 100 pela tarde, diariamente, nos três pontos, tanto para cadastros, quanto para recadastros. 

O gerente geral de Programas e Projetos Juventude Cidadã na Sims, Gilvan Barbosa, alerta estudantes e seus responsáveis para que não deixem para a última hora. “Para que o estudante receba o benefício do Programa ainda no início de março, é imprescindível que este compareça nos pontos de atendimento até o dia 28 de fevereiro, quando encerra o processo. Desta forma, beneficiários cadastrados ou recadastrados poderão usufruir das passagens já no início do ano letivo”, recomenda.

Barbosa ressalta, ainda, que os estudantes que não realizarem o recadastramento em tempo hábil, poderão ter seu benefício bloqueado.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SIMS - Secretaria de Inclusão e Mobilização Social
Rua. Rio Vila Nova, Número 7 - Central, Macapá - AP, 68900-092.
(96) 32103-404
sims@sims.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá