sexta, 26 de junho de 2020 - 15:46h
SIMS realiza a 1ª Reunião Remota da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amapá
A reunião é referente a 68ª Reunião Ordinária da CIB/AP
Por: Mara Liliane
1ª Reunião Remota CIB/AP

A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social – SIMS realizou nesta sexta, 26, a 1ª Reunião Remota da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amapá – CIB/AP, referente a 68ª Reunião Ordinária da CIB/AP. Estiveram presentes representantes dos municípios de Itaubal, Macapá, Mazagão e Porto Grande, membros dos Conselhos Estadual de Assistência Social- CEAS/AP, membros da CIB/AP e trabalhadores da equipe técnica da SIMS.

Na ocasião, foram realizadas pactuações sobre a composição de membros da Comissão Intergestores Bipartite - CIB/AP, para o Biênio: 2020- 2022, sobre o parecer Técnico referente a implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do município de Itaubal, e sobre os recursos extraordinários repassados pelo Governo Federal ao Estado do Amapá para ações socioassistenciais de Proteção Social Especial em municípios do Estado.

Técnicos da SIMS apresentaram informes sobre o Plano de Aplicação dos municípios relativo ao repasse de recursos do Estado e reforçaram as orientações da Nota Técnica Conjunta nº: 01 da SIMS e do CEAS/AP aos gestores de assistência social e presidentes dos conselhos municipais de assistência social que trata de prazos de entrega da documentação necessária para elaboração de pareceres técnicos da SIMS.

A gerente do Núcleo de Proteção Básica – NPB/SIMS, Iza Xerfan e equipe apresentaram aos participantes da reunião o trabalho realizado pela SIMS para o enfrentamento da pandemia do COVID 19, através do núcleo, que presta apoio técnico às equipes municipais dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e às equipes de supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz.

Os representantes da SIMS e dos municípios debateram assuntos relativos ao repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social e o Combate e Prevenção da Pandemia de COVID 19. Segundo da secretária da SIMS, Alba Nize Colares, o Estado do Amapá possibilitou, com agilidade, o atendimento Socioassistencial qualificado dos municípios à população amapaense nesse momento de pandemia: “O Governo do Estado respondeu de forma muito célere, de acordo com a gravidade da situação”.

Visando a promoção de serviços da política de assistência social para a população do Estado Amapá, ficaram estabelecidas pautas de planejamento e orientação aos municípios para a reunião extraordinária da CIB a ocorrer no dia 30 de junho às 18h.